segunda-feira, 6 de janeiro de 2014
Afinal, o homem evoluiu do macaco?
Essa pergunta sempre surge em diversos momentos, principalmente em discussões sobre evolução. Mas existe uma resposta correta e provavelmente não é o que você pensa.
Muito se pergunta: Se o homem evolui do macaco porque ainda existem macacos no mundo? E a verdade é:
Para entender melhor tudo isso é preciso saber como funciona a famosa evolução, que apesar de parece algo complexo é bem simples:
Isso acontece pelo fato de que os seres vivos conseguem se adaptar ao meio, aprendendo a comer novos alimentos e a sobreviver às várias adversidades daquele local, algo que pode ser representado assim:
O tempo passa e quem não se adapta ao meio, acaba sendo extinto. Por isso existem tantos animais que sumiram da face do planeta, pois não conseguiram evoluir para sobreviver às mudanças a sua volta. Ao mesmo tempo, existem seres que conseguem adaptar-se de maneira mais rápida. Esse processo é chamado de Seleção Natural.
Assim com o passar de milhões de anos, milhares de gerações, as adaptações vão moldando e criando diversos tipos de vida. O que no início era apenas um ser, pode vir a criar dois seres completamente diferentes, como gatos e leões, mas que no fundo ainda são parentes, vindos de uma mesma fonte que acabou extinta.
E isso foi exatamente o que ocorreu com o homem.
Contudo essa imagem acima não é a mais correta, pois como foi dito, o homem não evoluiu DO macaco, mas sim COM o macaco. Assim a imagem mais certa para evolução do homem seria:
Foi assim que ocorreu a evolução do homem, junto com os macacos. Por isso que os dois ainda existem, mas seu ancestral em comum está extinto. E é graças a ele, que nós temos um DNA quase 100% igual ao dos macacos, pois nós viemos da mesma fonte e somos parentes distantes e próximos ao mesmo tempo.